Sistema Respiratorio

Sistema Respiratorio

Sistema Respiratório

A respiração é uma das características básicas dos seres vivos, em qualquer forma que se apresente. A respiração consiste na absorção de oxigênio, pelo organismo. e a eliminação do gás carbônico resultante de oxidações celulares.

O sistema respiratório é formado pelo nariz, cavidadedo nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, e o orgão respiratório, por excelência é o pulmão, que é onde ocorre a troca de gases entre o ar e o sangue, o sangue libera o gás carbônico e captao oxigênio, se transformandode sangue nenoso à sangue arterial.

O sistema Respiratório é divido em duas partes. Porção de condução e porção de respiração. À primeira porção pertecem órgãos tubulares cuja função é a levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar respiratório CO² . Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos bronquios e pela traquéia, que funcionam apenas como tubos comdutores de ar. Acima deles, entretanto, estam a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores ar.

A laringe é também o orgão responsável pela fonação, e a faringe está relacionada como sistma digestório, parte dela servindo como tubo condutor de alimentos, e o nariz apresenta porções que cumprem função olfatória.

Nariz e cavidade do nariz

As duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório são chamadas de fossas nasais. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retém as partículas que entram junto com o ar. É composto de células ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.

Faringe

A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas