Pentaculo do Bem Estar

Pentaculo do Bem Estar

Pentáculo do Bem Estar é uma demonstração gráfica de resultados obtidos por meio de um questionário auto-avaliativo contendo características do estilo de vida relacionadas ao bem estar individual. O questionário inclui características nutricionais, nível de estresse, atividade física, relacionamento social e comportamento preventivo. Para melhor visualização os resultados são apresentados em figura na forma de pentáculo (estrela) (NAHAS, 2003).

Pentculo do Bem Estar é um questionário que consiste em 15 perguntas fechadas onde o individuo ira se auto-avaliar, numa escala que corresponde de 0 zero(não faz parte do seu estilo de vida), 1 um (as vezes corresponde ao seu comportamento), 2 dois( quase sempre verdadeiro, 3 três (sempre faz parte do seu estilo de vida).O preenchimento da estrela começa de dentro para fora,caso a resposta seja zero,irá deixar o espaço em branco,um preencha do centro até o primeiro círculo,dois preencha do centro até o segundo círculo e três do centro até o primeiro círculo.(NAHAS,2000).

Pentáculo do Bem Estar (PBE) é uma demonstração gráfica dos resultados obtidos através do questionário do perfil do estilo de vida individual, que inclui características nutricionais, nível de estresse, atividade física habitual, relacionamento social e comportamentos preventivos, sendo demonstrada em figura no formato do Pentáculo (estrela), com intuito de facilitar a visualização dos seguimentos abordados (NAHAS, 2003).

A aplicação do Pentaculo do Bem Estar consiste em 15 perguntas fechadas, havendo uma auto-avaliação numa escala que corresponde de 0 (zero) absolutamente não faz parte do seu estilo de vida (NUNCA), 1 (um) às vezes corresponde ao comportamento (AS VEZES), 2 (dois) quase sempre verdadeiro (QUASE SEMPRE), 3 (três) que é a completa realização do comportamento considerado (SEMPRE).

O preenchimento da estrela do Pentaculo do Bem Estar acontece sempre do ponto mais interno para o ponto mais externo da estrela. Exemplo:

Resposta:

  • NUNCA: não pinte nenhuma parte da estrela.

  • ÀS VEZES (cor amarela) você deve pintar a parte mais interna da estrela.

  • QUASE SEMPRE (cor verde), pinte a parte interna e a parte do meio,

  • SEMPRE (cor azul) pinte a parte interna, a do meio e a externa. Quanto mais preenchido estiver o seu Pentáculo do Bem Estar, melhor o estilo de vida do individuo.

O uso de cores diferentes possibilita ainda identificar qual é o item mais presente em seu estilo de vida (SESI, 2006).

A figura abaixo demonstra o modelo de PBE proposto por Nahas (2000).

Pentaculo Do Bem Estar

Pentaculo Do Bem Estar

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *