Atividade Fisica

Atividade Fisica para Saba (2001): a atividade física é qualquer movimento do corpo que se tenha um gasto energético superior ao gasto energético de repouso. Sendo assim qualquer movimento que o corpo realiza, pode ser considerado atividade física.

Estudos têm demonstrado que as pessoas fisicamente inativas ou ativas irregularmente podem ter melhorar para a saúde e bem estar, caso pratiquem alguma atividade física regular. Porém quando aumentamos as atividades físicas realizadas, respeitando as individualidades os benefícios são ainda maiores (NAHAS, 2001).

Para melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças crônico degenerativas da população recomenda-se praticar 30 minutos ou mais de atividade física podendo ser dividido em 3 seções de 10 minutos por dia. E para aquelas que praticam atividades de baixa intensidade é recomendado que se exercite por mais tempo. (1995 et al., junto ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças e o American College of Sports Medicine).

Um dos maiores problemas da saúde publica é o sedentarismo, e sua principal conseqüência são as doenças cardiovasculares (AROUCA, 2003).

Praticar atividade física durante 90 a 120 minutos semanais traz grandes benefícios aos praticantes, a melhora da composição corporal, diminuição de dores articulares, aumento densidade mineral óssea, melhora da utilização de glicose, melhora do perfil lipídico, aumento das capacidades físicas, diminuição da resistência vascular, diminuição da manifestação de certos tipos de câncer. E, como benefícios psicossociais encontram-se o alívio da depressão, aumento da autoconfiança, melhora da auto-estima (GOLDBERG, 2001; FANCHI, 2005).

A atividade física regular tem sido reconhecida por seus efeitos saudáveis nos praticantes. É possível relacioná-las a alterações positivas para combater ou prevenir o aparecimento de diversas doenças, tais como: doenças cardiovasculares, a obesidade, diabetes, osteoporose, entre outras. Por esta razão o sedentarismo aparece como fator de risco para essas doenças (ACSM, 1998).

Prescrito de forma adequada, o exercício pode melhorar a aptidão física, prevenir e auxiliar no tratamento de diversas doenças, principalmente as de origem cardiovasculares. Os benefícios da pratica de uma atividade física regular estão limitados à saúde física e sim em todo ser humano de forma global (NAHAS, 2001).

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